Adilson Troca homenageia presidente do CRC Antônio Carlos Palácios com Medalha do Mérito Farroupilha


Sheyla Scardoelli - MTE 6727 | Agência de Notícias - 19:27-09/09/2014 - Foto: Rodrigo Wenzel
Veja o álbum completo de fotos do evento aqui. 
O advogado e contabilista Antônio Carlos de Castro Palácios, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), foi distinguido no final da tarde desta terça-feira (9) com a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento gaúcho. O deputado Adilson Troca (PSDB) foi o proponente da homenagem, ocorrida no Salão Júlio de Castilhos.
Ao se pronunciar durante a cerimônia, o deputado Troca, que é técnico contabilista,  declarou-se orgulhoso de poder homenagear a classe dos contadores na figura de Palácios. "Eu era agricultor e pescador. Com muita dificuldade, consegui minha formação em técnico contabilista. Com essa profissão  tive oportunidades e comecei meu envolvimento com a política, carreira que acabei por abraçar. Para qualquer pessoa ou empresa que queira progredir, um bom contador é essencial". O parlamentar relatou ainda o apoio recebido do CRCRS para o trabalho que desenvolve com a Frente Parlamentar do Estímulo à Doação de Órgãos. "Foi a primeira entidade a nos receber e a nos dar seu apoio. Praticamente lançamos a Frente dentro do Conselho", reconheceu Troca.
Palácios, por sua vez, afirmou aceitar a honraria em nome de toda a classe contábil, e fez questão de destacar o trabalho em equipe do CRCRS, registrando a colaboração de vice-presidentes, conselheiros, delegados e funcionários: "O CRC gaúcho é referencial para o País, tanto em ações de capacitação como de valorização profissional". Ele destacou a evolução da atividade contábil ao longo dos anos: "Nossa função extrapola os conceitos do antigo guarda-livros. A atividade é indispensável na gestão de negócios e na administração pública, e precisamos evidenciar isso para a sociedade".
Palácios falou de desafios para a profissão e rejeitou rótulos. "A Contabilidade não pode servir para maquiar resultados negativos de más gestões. Contador não faz contabilidade criativa, faz contabilidade real. Estamos e estaremos sempre dispostos a colaborar com a gestão pública, para o crescimento do País e do Rio Grande do Sul", assegurou. Concluiu dizendo que a medalha ocupará lugar de honra no CRCRS, e que servirá de motivação para que a instituição continue a buscar fazer sempre seu melhor. 
Presenças
Além dos familiares - esposa, filho, nora, neto e mãe - do homenageado, prestigiaram a cerimônia o representante do TCE, conselheiro Victor Faccioni,  representante da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, vereador João Carlos Nedel; os presidentes da Federacon, Ibracon, Sindiconta, Fecomércio e Sindilojas; representantes do Sescon Serra, Creci/RS, colaboradores do CRCRS, profissionais de contabilidade e empresários.

Currículo do homenageado
Antônio Carlos de Castro Palácios é natural de Porto Alegre. Graduado em Ciências Contábeis pela UFRGS e em Direito pela PUCRS, possui pós-graduação em Auditoria e Controladoria pela USP e em Direito Tributário pelo Centro de Extensão Universitário de São Paulo.

Atua no Conselho Regional de Contabilidade desde 1998, sendo atualmente seu presidente. É considerado uma referência na área da contabilidade, sempre em defesa dos direitos da categoria profissional, que no estado do Rio Grande do Sul, soma mais de 37 mil profissionais.
Atua há 34 anos na área de auditoria independente, sendo atualmente sócio-proprietário da Palácios & Cia. Auditores Independentes. Como advogado, atua nas áreas do direito tributário, societário e comercial. É vice-presidente do Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas do RS e coordenador do Fórum Permanente das Entidades da Classe Contábil do estado.
Foi vice-presidente da 6ª seção regional do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes, por 10 anos, e atualmente é integrante do conselho de administração. Representando o RS, coordenou e participou de diversos grupos de trabalho e comissões de estudos no Conselho Federal de Contabilidade.
É professor de cursos de pós-graduação em diversas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de palestrante e conferencista em inúmeros eventos relacionados à profissão, em especial nas áreas de auditoria independente e normas de contabilidade e auditoria

Comentários

Postagens mais visitadas