Comitivas de São José do Norte e Tavares pedem auxílio à Comissão de Agricultura



Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (27), a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo recebeu comitivas dos municípios de São José do Norte e Tavares, que solicitaram auxílio para as dificuldades enfrentadas por pescadores e cebolicultores da região. O órgão técnico também lançou hoje o Calendário Agrícola Gaúcho 2014-2015. 
A presença dos pescadores e cebolicultores na reunião foi uma solicitação do deputado Adilson Troca (PSDB). “Acompanho estas questões há bastante tempo. Precisamos auxiliar com urgência os produtores e pescadores. As autoridades e a comunidade estão unidas em busca de uma solução”, afirmou. 
A presidente da Comissão de Agricultura, deputada Maria Helena Sartori (PMDB), agradeceu a presença das comitivas dos dois municípios do sul do estado e garantiu que as demandas apresentadas verbalmente e por escrito no encontro serão encaminhadas aos órgãos competentes. 

Pedido de auxílio 
O secretário de Agricultura do município de São José do Norte, Umberto Pinheiro, solicitou auxílio da Comissão de Agricultura para que sejam minimizados os problemas sofridos por pescadores e cebolicultores da região, que tiveram as duas últimas safras comprometidas por questões climáticas. 
Ele sublinhou que somente no seu município 1.350 agricultores vivem da produção de cebola e que com a quebra da safra agora encontram-se em sérias dificuldades econômicas. "Solicitamos à Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo que interceda por nós junto aos órgãos federais e ao governo estadual para que se possibilite desconto nos financiamentos tomados pelos agricultores em dificuldades e que sejam fornecidos insumos para o plantio da próxima safra, como forma de minimizar o problema", justificou o secretário Umberto. 

Presenças 
Também participaram da reunião desta manhã os vereadores de São José do Norte, Ildomar Xavier, Fabiana Roig e Alexandre Novo; o secretário da Agricultura do município de Tavares, Ocimar Duarte; os vereadores de Tavares, Antônio Carlos Pagano (presidente da Associação dos Produtores de Cebola do Brasil - Anace) e Apolo Costa, além de produtores de cebola da região sul do estado.

Comentários

Postagens mais visitadas