Diretor da Setal deixa claro que doação para deputados gaúchos não tem nenhuma relação com a Lava Jato


Clique na imagem acima ou neste link para ver o trecho do vídeo que se refere ao assunto. 

Confira abaixo um trecho da matéria do Estadão sobre o assunto. Fica evidente que as doações para campanhas se deram em função do trabalho parlamentar em favor da instalação do Estaleiro no Rio Grande o do Sul. Não há qualquer relação com as irregularidades investigadas pela Operação Lava Jato na Petrobrás. Em um depoimento de mais de uma hora, apenas dois minutos tratam do  assunto justamente por não ter relação com o tema investigado:


O executivo Augusto Ribeiro Mendonça, da Setal Engenharia, Construções e Perfurações, afirmou em seu depoimento à Justiça Federal que fez doações e também pediu contribuição à construtora Engevix para dois candidatos a deputado do Rio Grande do Sul do PT e do PSDB que ajudaram na instalação de estaleiros no Estado – que constroem embarcações e unidades para plataformas da Petrobrás -, Henrique Fontana e Adilson Troca.
“O que eu havia colocado para o Gerson (Almada, executivo da Engevix) é que como nós, que temos estaleiro no Rio Grande do Sul, precisávamos apoiar deputados que eram identificados com a essa causa e que auxiliaram, em muito, a nossa instalação no Estado. Um era do PT, Henrique Fontana, e outro era do PSDB, Adilson Troca”, afirmou Mendonça, em depoimento ontem no processo penal que envolve a Engevix.
Sem propina e acerto. O delator afirmou, porém, que os valores doados para os dois candidatos não foram feitos em troca de contratos vencidos por acerto ou pagamentos de propina, como no caso das obras das refinarias Abreu e Lima, em Pernambuco, alvo central da Operação Lava Jato.
“Só queria deixar claro que esse assunto não tem absolutamente nada a ver com o tema que estamos discutindo aqui”, afirmou o delator, ao ser ouvido pelo juiz federal Sérgio Moro. ”É uma atividade que não tem nada a ver com Diretoria de Abastecimento da Petrobrás, aonde nunca discutimos em ‘clube’, nunca houve esse acerto. Porém, são atividades extremamente importantes para a indústria e que tem um apoio do governo e da Petrobrás e da ANP (Agência Nacional do Petróleo) a nível de conteúdo local”, explicou ele.

Comentários

Postagens mais visitadas