Meio ambiente, hidrovias e produção de tabaco estiveram na pauta da Comissão de Economia

 
 
Os gargalos da cadeia produtiva florestal, a Hidrovia Brasil-Uruguai, os impactos no desenvolvimento econômico da Serra gaúcha e a crise na produção e comercialização de tabaco em municípios de minifúndio resumem algumas das atividades do primeiro semestre da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB).
 
A comissão totalizou 22 reuniões de março a julho deste ano, das quais 18 foram ordinárias e quatro foram audiências públicas. Das audiências, duas ocorreram em abril, na sede do Legislativo, em Porto Alegre: sobre os gargalos da cadeira produtiva florestal, por proposição da deputada Any Ortiz (PPS) e sobre a Hidrovia Brasil-Uruguai, tema solicitado pelo deputado Zé Nunes (PT). Os dois assuntos mobilizaram autoridades, entidades e lideranças que atuam nessas áreas.
 
No interior do Estado, em Caxias do Sul, em maio, os deputados discutiram na Câmara de Vereadores a infraestrutura e logística e os impactos no desenvolvimento da Serra, proposta encaminhada pelo presidente da comissão, Adilson Troca. No mesmo mês, os deputados se deslocaram para Canguçu onde discutiram a crise na produção e comercialização de tabaco em municípios de minifúndio, assunto encaminhado pelo deputado Nelsinho Metalúrgico (PT). Os debates promovidos nos municípios foram acompanhados por diversas autoridades locais, entidades comerciais e industriais, sindicatos e moradores.
 
Reuniões ordinárias
Responsável pela análise de temas relacionados com a indústria, comércio, turismo, desenvolvimento sustentável regional ou estadual e demais assuntos referentes aos setores secundário e terciário da economia gaúcha, a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, promoveu 18 reuniões ordinárias no Palácio Farroupilha, de março a julho. Os encontros são realizados às quartas-feiras, às 9h, na Sala Alberto Pasqualini, 4º andar, conforme calendário previsto no Regimento Interno da Assembleia Legislativa. Na dinâmica das reuniões, os deputados aprovam a ata da sessão anterior, o presidente faz a leitura da correspondência recebida e do expediente e depois encaminha a Ordem do Dia, que consiste no espaço para discussão e aprovação de requerimentos solicitando audiências públicas ou seminários para discussão de temas específicos, mediante a presença mínima de sete parlamentares para deliberação.
 
São titulares da comissão os deputados Adilson Troca (PSDB), presidente, Tiago Simon (PMDB), vice-presidente, Ibsen Pinheiro (PMDB), Nelsinho Metalúrgico (PT), Zé Nunes (PT), Marlon Santos (PDT), Eduardo Loureiro (PDT), João Fischer (PP), Sérgio Turra (PP), Aloísio Classmann (PTB), Any Ortiz (PPS) e Mário Jardel (PSD).

Comentários

Postagens mais visitadas