Picada Café: Íntegra do discurso do deputado Adilson Troca




Boa tarde colegas deputados, prefeita Claudia Schenkel.

O que todos sabemos, acompanhamos e discutimos nos últimos tempos são as dificuldade que nosso Rio Grande do Sul e nosso Brasil enfrentam. A crise inviabiliza muitos dos projetos que gostaríamos de ver postos em prática, nos cobra sacrifícios e sem dúvidas, de uma maneira ou de outra, se faz presente na vida de todos.
Neste cenário que trabalhamos, todos nós, para mudar, para melhorar, gostaria hoje de destacar aqui um exemplo de uma município do interior do Estado que mesmo em meio a dificuldades vem conseguindo obter resultados excelentes em diversas áreas. Trata-se de Picada Café, uma linda cidade da encosta da serra gaúcha.
A região de Picada Café começou a ser ocupada por famílias de imigrantes alemães após a retomada da imigração interrompida entre os anos de 1830 e 1845. Antes de sua emancipação, em 20 de março de 1992, Picada Café pertencia à Nova Petrópolis.

Até meados do século 19, as principais vias de contato entre São Leopoldo e os diversos núcleos, eram as picadas. Ou seja, as trilhas por onde transitavam os animais carregando produtos coloniais e trazendo os que eram consumidos localmente. Abertas nas encostas escarpadas e de difícil trânsito, essas vias foram ampliadas mais tarde para darem lugar ao trânsito de carretas. A maioria das estradas atuais foi construída sobre esses caminhos primitivos. A picada de Picada Café começava a 24 quilômetros de São Leopoldo e se estendia por 15 quilômetros.
Localizada na Encosta da Serra Gaúcha, Picada Café apresenta uma geografia montanhosa, com matas nativas, riachos que deságuam no Rio Cadeia, afluente do Rio Caí.
Duas versões explicam o nome Picada Café. A primeira conta que os tropeiros passavam pela estrada próxima ao Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, onde acampavam para tomar o café e/ou pernoitar para seguir viagem no dia seguinte. A segunda versão conta que os imigrantes receberam algumas mudas de café para serem plantadas em uma área localizada em nosso município denominada Kaffeeck (Canto do Café). Essa plantação não prosperou, mas a localidade manteve seu nome.
 O contexto histórico soma-se a visão de futuro da população e a força de trabalho para a construção de um município próspero e com grande potencial. A cidade é administrada pela minha colega de PSDB, Claudia Schenkel, a prefeita mais jovem do nosso Estado e uma das mais jovens de todo Brasil. O que notamos é uma administração próxima das pessoas, construindo soluções em meio à crise através de uma gestão moderna e eficiente.
O Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado conferiram a Picada Café o Diploma de destaque pela atuação na educação infantil em 2014. Dos quase 500 municípios do estado somente 44 tiveram esse congraçamento.
Além disso, Picada Café é um dos municípios gaúchos agraciados com o Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet. Dos quase 500 municípios somente 94 alcançam os quesitos mínimos de transparência na rede mundial de computadores.
 Picada Café é o Município Campeão no IDEB – Séries Finais.
A cidade ficou com a melhor nota (6,9) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica das escolas municipais no Rio Grande do Sul nas séries finais – do 6º ao 9º ano. A nota é mais de um ponto a mais que o município que ficou em segundo. No Estado a média foi de 4,2. A Escola Municipal 25 de Julho ficou com 6,9. Nos anos iniciais do ensino fundamental – 1º ao 5º ano – os números de Picada Café também foram expressivos. A média foi de 6,3. A Escola Municipal Santa Joana Francisca ficou com 7,3. No estado ela foi 5,6.
Acrescento ainda em Picada Café a fila na educação infantil foi zerada durante esta gestão. Ninguém precisa esperar para ter escola de educação infantil para seu filho. Mais: toda rede municipal de ensino fundamental conta com turno integral.
São mais de 30 oficinas diferentes oferecidas no contra turno das aulas. Picada Café oferece ainda um Polo Universitário com vários cursos, desde técnicos, de graduação e pós. A cidade tem apenas 5.300 habitantes, mas nela se pode estudar desde a educação infantil até a universidade sem precisar se deslocar a outras cidades.
Para quem estuda em outras cidades, o Município auxilia com 50% do custeio do transporte.
Na saúde, Picada Café possui uma Unidade Básica de Saúde com uma grande estrutura para atender a população. A administração pública acabou com o limite de fichas de atendimento e estendeu o horário de atendimento normal até às 20h, um grande facilitador para buscar o atendimento fora do horário comercial. O município conta com plantão de emergência e urgência 24 horas e está construindo uma segunda Unidade Básica de Saúde no bairro Joaneta, no polo industrial. É nesse bairro que estão instaladas as empresas que fabricam os calçados Converse e Coca-Cola, duas referências em moda juvenil.

Além da grande potência na área calçadista Picada Café tem uma economia fomentada em serviços e agricultura, onde o município é grande incentivador e fomentador.
 Cláudia implantou ações importantes, pontuais e fundamentais para melhorar a vida das pessoas através de uma gestão qualificada.  Acreditamos sempre na administração responsável e focada em resultados.
 Outro destaque de Picada Café diz respeito ao Turismo.  O relevo montanhoso e a presença dos plátanos dão um charme todo especial ao caminho que leva à Picada Café, Cidade dos Lírios. O respeito às belezas naturais, o cultivo de tradições e a preservação da história são características marcantes. Nas casas antigas, em estilo enxaimel, uma viagem ao passado ajuda a contar a história da colonização alemã em Picada Café.
Para encerrar faço questão de convidar os deputados, a nossa plateia e a todos que acompanham esta sessão pela TV e Rádio Assembleia a conhecerem mais Picada Café. Nos dias primeiro e 2 de agosto acontece a Sexta Edição da Festa do Café, Cuca e Lingüiça, uma excelente oportunidade para irem à cidade.
Como o nome já sugere, é um grande festival gastronômico. Em dois dias de evento o visitante terá acesso a iguarias da culinária da região. São variadas opções gastronômicas, apresentação de grupos folclóricos da região. O visitante pode dançar ao som das bandas típicas ou mesmo participar de oficinas de preparo de cuca ou café. No domingo, haverá exposição de carros antigos e mais uma edição do Caminhos e Trilhas.
 Ao fim deste Grande Expediente, entregaremos a prefeita Claudia Schenkel, a Medalha da Legislatura em homenagem aos resultados de sua gestão e também como forma de honrar toda a história de Picada Café e sua população. 
Enquanto isso ouviremos a Orquestra de Sopros de Picada Café. A maioria dos integrantes são jovens que tiveram seu primeiro contato com a música nas oficinas do turno integral das escolas. Seu maestro é Carlo Cleomar Dick.
 Muito Obrigado!

Comentários

Postagens mais visitadas