Adilson Troca discute ações pela Doação de Órgãos


O presidente da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgão, deputado estadual Adilson Troca, recebeu nesta quarta-feira (26) a enfermeira da Organização de Procura de Órgãos  - OPO2 -  do Hospital São Lucas da PUC, Simone Lysakowski.  Eles discutiram ações conjuntas para ampliar o número de doadores de órgãos no Rio Grande do Sul.
Para celebrar o Dia do Doador de Órgãos, 27 de setembro, a OPO2 está organizando a iluminação de diversos prédios públicos afim de chamar atenção para o tema. O deputado Troca afirmou que a Assembleia Legislativa participará da ação e explicou as atividades realizadas pela Frente Parlamentar desde o ano de 2005, bem como as ações previstas para a semana do doador de órgãos.

Adilson Troca é autor da Lei 13.822/2011, que institui a criação do Cadastro Estadual de Doadores de Órgãos e agora trabalha pela sua regulamentação. A ferramenta servirá para auxiliar no momento de decidir pela doação. Atualmente, conforme a Associação Brasileira de Transplantes de Orgãos, 39% das famílias gaúchas negam a doação. Em grande parte dos casos isso se dá por falta de conhecimento sobre a vontade do potencial doador.              

Comentários

Postagens mais visitadas