Semana da Doação de Órgãos


A partir de segunda-feira, 21 de setembro, os prédios da Assembleia Legislativa, Palácio Piratini e Tribunal de Justiça, entre tantos outros por todo Brasil, serão iluminados na cor verde, em alusão a Doação de Órgãos. O desafio é de aproximar o tema do cotidiano das famílias para ampliar o número de transplantes.
Para ser doador e ajudar a salvar vidas não é preciso deixar nada escrito. “No dia 27 de setembro será celebrado o Dia do Doador de Órgãos.  É uma ótima oportunidade para que cada um converse com sua família sobre o assunto, uma vez que pela Lei brasileira a doação só acontece com autorização dos familiares”, ressalta o presidente da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, deputado Adilson Troca.
A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos divulgou recentemente os dados da situação da doação de órgãos e transplantes no Brasil relativos ao 1º semestre de 2015. Conforme o relatório o Rio Grande do Sul conta com 20,5 doadores efetivos por milhão de habitantes, acima da média nacional que é de 13,4. Porém, em quase metade dos casos de possíveis doadores, a família ainda recusa a doação.
Apesar dos avanços no Estado, ainda há muitas pessoas enfrentando a incerteza nas filas de espera. Atualmente 890 gaúchos aguardam por transplante de rim, 162 por fígado, 17 por coração, 81 por pulmão e 98 por córneas.
Estímulo
Desde 2005 o deputado estadual Adilson Troca preside a Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, que trabalha em parceria com os demais poderes, sindicatos, conselhos profissionais, ONGs, hospitais e universidades.

A Frente mantém o blog www.serdoador.blogspot.com e a página www.facebook.com/soudoador permanentemente atualizada com informações sobre o assunto.  

Comentários

Postagens mais visitadas