Governador institui Dia Estadual do Vôlei proposto por Adilson Troca



O governador José Ivo Sartori instituiu na tarde desta quarta-feira (2), em cerimônia no Palácio Piratini, o Dia Estadual do Vôlei, proposto pelo deputado Adilson Troca (PSDB). Conforme a iniciativa apresentada pelo parlamentar tucano e aprovada na Assembleia Legislativa, o dia 27 de setembro será dedicado a valorização e incentivo à prática da modalidade esportiva. A data escolhida coincide com o aniversário de fundação da Federação Gaúcha de Voleibol. No mesmo ato, sete atletas gaúchos que foram campeões olímpicos de vôlei receberam a Medalha João Saldanha, maior condecoração esportiva do governo do Estado.

Adilson Troca explicou que a criação de um dia estadual dedicado ao voleibol vai ao encontro do reconhecimento de uma modalidade esportiva que tanto orgulha os brasileiros. O parlamentar ressaltou que o Rio Grande do Sul é um celeiro na formação de atletas do vôlei. “Por essa razão, instituir um dia estadual é mais do que merecido e servirá para popularizar ainda mais o esporte no nosso Estado”, avaliou.

O governador afirmou que o esporte é instrumento determinante de inclusão social. “Queremos incentivar a atividade esportiva cada vez mais nas comunidades gaúchas. Os atletas do vôlei, além de nos orgulhar, são exemplos que devem ser seguidos pela nossa juventude”, observou.

O secretário estadual do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, disse durante a cerimônia que o governo já repassou mais de R$ 3 milhões para entidades esportivas que fomentam o voleibol no Estado. “Vamos continuar investindo no vôlei e demais modalidades esportivas, em nome de um ideal que comtempla essencialmente a juventude”, salientou.

A Federação Gaúcha de Voleibol, também agraciada com a Medalha João Saldanha, conta atualmente com 75 clubes e associações filiadas, participando da organização e execução de competições nacionais e internacionais. A entidade promove cursos de formação de treinadores e de atualização e de árbitros.

Receberam a medalha:
- As jogadoras Fernanda Garay, (Londres – 2012), e Carolina Demartini Albuquerque (Pequim – 2008).
- Os jogadores André Heller (Atenas - 2004), Gustavo Endres (Atenas - 2004), Janelson dos Santos Carvalho (Barcelona - 1992), Jorge Edson Souza de Brito (Barcelona - 1992), e Paulo André Jukoski da Silva, o Paulão (Barcelona – 1992).
- Representando a FGV, o presidente Carlos Alberto Cimino recebeu a condecoração.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista - MTE 15280)

Comentários

Postagens mais visitadas