PRÓPOR- Frente Parlamentar de Portos, Hidrovias e Polo Naval do RS





A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (22), a criação da PRÓPOR- Frente Parlamentar de Portos, Hidrovias e Polo Naval do Rio Grande do Sul (PRÓPOR). A proposta tem como autor o deputado estadual Adilson Troca, que será o responsável por presidir os trabalhos. Além dele, outros 23 deputados são signatários do pedido de instalação e outros poderão se somar às atividades.
O presidente Adilson Troca Adilson Troca entende que no cenário de crise que o Estado e o Brasil enfrentam, torna-se imprescindível dar mais atenção ao setor que pode ser decisivo na superação dos problemas econômicos, gerando empregos, renda e atraindo investimentos.
A intenção é fazer um diagnóstico dos gargalos e fomentar soluções. Haverá o acompanhamento permanente das situações que envolvem as questões vinculadas ao comércio do RS, seja ele exterior ou interno, e em especial os problemas no escoamento das safras agrícolas.
“Pretendemos identificar e acompanhar os problemas relacionados à multimodalidade logística que gera sobre preço significativos nos produtos de exportação, diminuindo nossa competitividade”, explica o deputado Troca.
O sistema hidroviário do RS é composto de manancial navegável natural de mais de 700km, hoje totalmente subutilizado. A PRÓPOR deverá funcionar de maneira articulada com os diversos setores envolvidos com as atividades portuárias e hidroviárias, unindo as esferas governamentais, órgãos ambientais, Marinha, empresários e outras autoridades.

Comentários

Postagens mais visitadas