Adilson Troca: Secretário Westphalen garante recursos para nova Ponte do Costa



            Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira com o Secretário de Transportes do Estado, Pedro Westphalen, o deputado Adilson Troca, vereadores e outras lideranças de Piratini obtiveram a garantia da construção de uma nova ponte sobre o Arroio do Costa. A obra será feita com recursos oriundos da CIDE graças a priorização dada pelo Governo para ao acesso à cidade.
            Organizador da mobilização pela Ponte, o deputado Adilson Troca iniciou a reunião lembrando a luta histórica pela ponte e também a aprovação e uma emenda de sua autoria ao Orçamento do Estado determinando recursos para a obra. “Piratini está marcada na história do Estado, tem um povo trabalhador e precisa da nossa total atenção”. Troca pediu ainda que além de uma nova ponte fosse realizados concertos de emergência na estrutura atual.
            O Secretário Westphalen afirmou conhecer bem a realidade em função as diversas audiências e reuniões realizadas ao longo dos últimos anos sobre o tema. Ele acrescentou que o repasse da CIDE sofreu uma grande redução e que muitos cortes tiveram de ser feitos. “Mesmo assim apontamos e mantivemos a nova Ponte como prioridade”. O Secretário afirmou que a licitação deve acontecer nos próximos meses e parabenizou as lideranças políticas e entidades presentes pela mobilização, mas admitiu a dificuldade de recursos para obras de recuperação plena da ponte atual.
            O vereador Serginho ressaltou que com as interdições que ocorrem a cidade fica praticamente isolada, pois a ERS 265 também apresenta vários problemas. “Ficamos ilhados. Isso prejudica até na atração de investimentos”, referiu. O presidente da câmara de vereadores, Lourenço Silva de Souza, acrescentou que a ponte atual tem 70 anos e que esta questão é prioridade para toda Região Sul. Já o vereador Marcial Lucas Guastucci disse que é fundamental sinalizar emergencialmente a região para evitar acidentes e o o vereador Gilson Rômulo Silveira Gomes referiu as dificuldades para o transporte escolar e de ambulâncias,
            O presidente da ACIAS/CDL de Piratini, Maico Tunes Joanol, alertou que com interdição da ponte ocorrida recentemente a cidade ficou sem escoar nenhum grão de sua produção. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Gilnei Carvalho Dutra argumentou que nem mesmo as correspondências conseguem ser transportadas neste período.

            Também participaram da audiência agendada pelo deputado Adilson Troca o representante da deputada estadual Mirian Marroni, Elemar Wojahn, o representante do deputado estadual Zé Nunes, Milton Bernanrdes, do deputado federal Dionilso Marcon, Júlio Quadros, e do Secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento Fábio Branco. 

Comentários

Postagens mais visitadas