Instalação e primeira reunião da Frente Parlamentar de Portos, Hidrovias e Polo Naval do Rio Grande do Sul (PRÓPOR)


                No próximo dia 13 de abril, às 09h, na Sala de Convergência da Assembleia Legislativa, acontece o ato de instalação da PRÓPOR-RS, que será presidida pelo deputado estadual Adilson Troca (PSDB).  Na sequência ocorrerá reunião de trabalho sobre o tema Sistema Hidroviário, com apresentações do Secretário dos Transportes e Mobilidade do RS, Pedro Westphalen, e do presidente da ABTP - Associação Brasileira dos Terminais Portuários,  Willen Mantelli.
            O deputado Adilson Troca defende que no cenário de crise que o Estado e o Brasil enfrentam, o setor pode ser decisivo na geração de empregos, renda e atração de investimentos. “Vamos em busca de soluções estratégicas. Pretendemos identificar e acompanhar os problemas relacionados à multimodalidade logística que gera sobre preço significativos nos produtos de exportação, diminuindo nossa competitividade perante outros estados”.
            O objetivo é fazer um diagnóstico dos gargalos e fomentar alternativas viáveis para superá-los. Haverá o acompanhamento permanente das situações que envolvem as questões vinculadas ao comércio do RS, seja ele exterior ou interno, e em especial às dificuldades no escoamento das safras agrícolas.
            O sistema hidroviário do RS é composto de manancial navegável natural de mais de 700km, hoje totalmente subutilizado. A PRÓPOR deverá funcionar de maneira articulada com os diversos setores envolvidos com as atividades portuárias e hidroviárias, unindo as esferas governamentais, órgãos ambientais, Marinha, empresários e outras autoridades.

Agenda de discussões da PRÓPOR-RS:
Maio: Sistema hidroportuário do RS
Junho: Portos e terminais públicos e privados
Julho: Infraestrutura de transportes e logística pública e privada – multimodalidade Agosto: Parcerias público-privadas no segmento
Setembro: Polo Naval de Rio Grande
Outubro: Polo Naval de Charqueadas e Guaíba
Novembro: Sistemas Empresariais Vinculados ao Offshore

Contato: Gabinete do Deputado Estadual Adilson Troca – 51 3210-1545 - adilson.troca@al.rs.gov.br


Comentários

Postagens mais visitadas