Sistema Hidroviário e capacitação dos portos é debatida no primeiro encontro da PRÓPOR
O ato de instalação da Frente Parlamentar de Portos, Hidrovias e Polo
Naval do Rio Grande do Sul (PRÓPOR-RS) da Assembleia Legislativa do Rio Grande
do Sul, ocorrida na manhã desta quarta-feira (13), serviu para iniciar um amplo
debate sobre a adoção real do Sistema Hidroviário do Estado. Após o ato formal,
o deputado Adilson Troca (PSDB), presidente da Frente, coordenou a primeira
reunião.
Adilson Troca abriu o encontro destacando a necessária união
do setor público, empresários e trabalhadores. Conforme ele, a intenção é
conciliar a política com conhecimento prático e técnico. “Como rio-grandino,
cresci testemunha da importância fundamental dos Portos para o crescimento de
uma região. Com o polo naval e suas oportunidades vivenciamos recentemente um
novo ciclo de desenvolvimento que agora se depara com imensos desafios. Da
mesma maneira, temos enorme potencial em nossas hidrovias, ainda tão pouco
exploradas. Estes são nossos temas centrais, que serão trabalhados de maneira
estratégica e planejada”, afirmou Adilson Troca
Na ocasião, o diretor de Portos da Superintendência de
Portos e Hidrovias (SPH) do Estado, Cláudio Neves, palestrou sobre o Sistema
Hidroviário do Estado e o trabalho executado pela autarquia para sua
manutenção, aperfeiçoamento e investimentos no Sistema e nos portos
gaúchos. Neves explicou que o RS tem um manancial hídrico navegável,
natural, de mais de 800 quilômetros.
A larga utilização do modal hidroviário no Rio Grande do Sul
foi defendida pelo presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários
(ABTP), Willen Mantelli. Ele disse que uma barcaça transporta cerca de 4,5
toneladas, enquanto seriam necessários 54 vagões de trens e 160 caminhões
para transportar a mesma capacidade. Mantelli propôs a criação de um fundo paraestatal
para o desenvolvimento do setor. “O RS foi o pioneiro na instalação de
hidrovias do Brasil, mas desaprendeu e abandonou o que foi realizado”,
criticou.
Conforme o presidente da Frente, o sistema hidroviário do
Estado é subutilizado, enquanto nos países desenvolvidos este modal é
fundamental na logística de movimentação de cargas e de disseminação do
desenvolvimento geopolítico e social. "É necessário fazer um trabalho de
identificação de gargalos e dos motivos pelos quais esse modal é quase
inoperante, ao mesmo tempo que devemos ajudar na identificação das
possibilidades de crescimento e retitalização desse segmento de mercado",
afirmou.
Presenças
Participaram do encontro o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, o diretor do Porto do Rio Grande, Janir Branco, representantes da secretaria dos Transportes e Mobilidade, diretores da Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado (SPH), empresários e entidades ligadas ao setor.
Participaram do encontro o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, o diretor do Porto do Rio Grande, Janir Branco, representantes da secretaria dos Transportes e Mobilidade, diretores da Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado (SPH), empresários e entidades ligadas ao setor.
Foto: Beto Boca
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante. Expresse aqui sua sugestão, critica ou idéia. Seu contato também pode ser feito através do e-mail adilson.troca@al.rs.gov.br