Artigo: Prioridade para a BR 116


Adilson Troca*

                É impossível buscar a recuperação econômica se deixarmos de lado o maior corredor de escoamento da riqueza do Rio Grande do Sul. A duplicação da BR 116 entre as cidade de Guaíba e Pelotas, além de ser um questão fundamental de segurança pública, é estratégica para a economia gaúcha. É por isso que tomamos esta obra, bem como a nova Ponte do Guaíba, como prioridade que une esforços, ideais e partidos na Assembleia Legislativa.
                Recentemente tivemos um aprofundado debate sobre o tema na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, que tenho a incumbência de presidir. Reunimos especialistas, autoridades e a comunidade em um encontro de trabalho produtivo. Foi possível pontuar o que está pronto, o que já está em andamento e, principalmente, os desafios para a conclusão.
                Desta audiência saiu uma pauta de reivindicações que foi encaminhada para Ministérios, agentes políticos e técnicos, enfim, para todos que possam contribuir. O Estado, através de suas representações, se une para defender suas prioridades e a BR 116 é uma das quais não aceitamos abrir mão.
                Estamos junto com a Secretaria dos Transportes e Mobilidade, o DNIT, a ANTT e a Polícia Rodoviária Federal, fazendo todos os contatos e ações possíveis para buscar recursos que garantam a conclusão desses investimentos em infraestrutura no Estado. Ao longo de nossas atividades públicas, sempre lutamos por esta via, mas agora é preciso fortificar ainda mais este trabalho.
                Independentemente do que já foi realizado, ainda há muito a ser feito. Não podemos aceitar que o que já foi construído se perca pela paralização das obras. Seria cum crime para com o dinheiro público.
                Como toda causa, a duplicação e a nova ponte sofrem com os efeitos da crise que atinge a todos nós. O fato é que nenhuma dificuldade pode ser maior do que a relevância desta obra.
                Conhecemos a realidade de cada trecho desta estrada. Sabemos sua importância, suas dificuldades, seus perigos e as oportunidades que ela traz. Entendemos a BR 116 como propulsora do desenvolvimento. A ligação com nosso Porto do Rio Grande, porta de entrada e saída da produção agropecuária e industrial do Rio Grande do Sul, precisa receber a devida atenção.
                A BR 116 não é uma simples estrada, Ela é parte integrante da vida dos gaúchos que em suas margens vivem, que por ela transitam e que consomem os produtos que por ela são transportados. Se é hora de eleger prioridades entre as prioridades, no setor de infraestrutura, nossa rodovia BR 166 deve ser a número 1.


*Deputado Estadual, Presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da ALRS

Comentários

Postagens mais visitadas