Assembleia recebe projeto do Marco Regulatório de Florestas Plantadas




                Representantes do setor florestal acompanharam o Secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, e a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, na entrega do Projeto de Lei que estabelece o Marco Regulatório de Florestas Plantadas ao Poder Legislativo. No exercício da presidência da Assembleia Legislativa, o Deputado Estadual Adilson Troca (PSDB) recebeu o grupo e afirmou que o parlamento se dedicará ao tema com muita atenção.
                O texto apresentado é resultado de oito anos de conversas e de 16 reuniões técnicas de trabalho realizadas no último ano. “A falta de regras claras causou uma redução de 700 mil hectares para 500 mil hectares plantados. Este projeto é resultado de uma construção consensuada de todo setor” afirma o Secretário de Agricultura, Ernani Polo.
                A Secretária do Meio Ambiente, Ana Pellini, ressalta que a elaboração se deu com participação e todos os setores envolvidos. “Não há nenhuma fragilização do licenciamento ambiental. Pelo contrário. Dá regras claras”, explica.
                O deputado Adilson Troca afirmou que o a pluralidade de representações presentes mostra que a construção do projeto se deu de maneira madura. “Acredito que o Marco Regulatório chegou ao tempo certo. Vamos fazer os encaminhamentos para que os deputados possam analisar o texto e votarem com a maior brevidade possível”.  
                Dentre as principais mudanças trazidas pelo projeto está a transferência da responsabilidade das florestas plantadas da Secretaria do Meio Ambiente para a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação.  O presidente do Sindimadeira, Serafim Quissini, acrescentou que o projeto representa uma anseio de anos dos produtores. Ele entende que será possível aumentar a produção do setor, contribuindo com a economia.

                Também participaram da reunião os deputados Edson Brum (PMDB), Tiago Simon (PMDB), Elton Weber (PSB), o Presidente do Sinpasul, Walter Rudi Christmann, Diretor Executivo do Sinpasul, Alicio Eduardo Bottin da Silva, Diretor Florestal da CMPC Celulose, Renato Alfonso Rostirolla, O Presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, o Diretor Executivo do Sindimadeira, Moacir Bueno da Silva, o Vice-presidente da Ageflor, Luiz Augusto Alves e o Diretor Executivo da entidade, Jorge Antônio Heineck.  

Comentários

Postagens mais visitadas