Legislativo recebe relatório de recomendações da Metroplan



Documento orienta sobre critérios de criação e expansão de regiões metropolitanas
               
                Em resposta a uma solicitação da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano (Metroplan), elaborou um estudo aprofundado para auxiliar no balizamento dos projetos de lei que versam sobre as Regiões Metropolitanas. O documento foi entregue nesta quarta-feira (17) ao presidente em Exercício do Legislativo, deputado Adilson Troca.
                O relatório permitirá a qualificação das atividades legislativas, agregando conteúdo técnico às discussões. “Agradecemos em nome de todo o Parlamento. Estamos constantemente buscando nos aprofundar nas discussões do interesse dos gaúchos e este estudo será fundamental na tomada de decisões estratégicas”, ressaltou Adilson Troca.
                O diretor superintendente da Metroplan, Pedro Bisch Neto, explicou que o texto resulta de cinco meses de analises. São apresentados conceitos históricos e legais da constituição das regiões já existentes, apontamentos de organismos federais e observações sobre as propostas de alteração da divisão regional do estado bem como suas consequências.               
                O Secretário de Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional Cristiano Tatsch destacou a visão ampla que o estudo propicia. Nos últimos 40 anos o Brasil passou de 9 para 71 regiões metropolitanas, o que suscita dúvidas sobre os critérios adotados para sua delimitação.

                Acompanharam o ato o Diretor de gestão Territorial da Metroplan, Márcio Barcellos e o Subchefe parlamentar da casa Civil, Ademir Baretta.

Comentários

Postagens mais visitadas