27 de Setembro – Dia do Doador de Órgãos


*Adilson Troca
                Diversos prédios públicos de todo país estão recebendo iluminação especial verde nesta semana em alusão a uma causa permeada de esperança: a doação de órgãos. É através dela que se concretizam os transplantes, que trazem nova oportunidade de vida aos mais de 33 mil brasileiros que sofrem a angústia das filas de espera por órgãos.
                Na próxima terça-feira (27), celebra-se o Dia do Doador de Órgãos. A data serve para valorizar quem escolhe a solidariedade e também para ampliar o processo de conscientização para quem ainda não tem posição definida. Para ser doador não é necessário deixar nada escrito e nem documentado. Pela Lei brasileira a decisão cabe a família e é justamente por isso que o diálogo em casa é fundamental.
                O Rio Grande do Sul é um dos Estados com melhores resultados do Brasil, com 25,2 doadores efetivos por milhão de pessoas, bem à frente da média nacional que é de 14. O resultado se traduz em possibilidade de vida para aos 1.163 gaúchos adultos em lista de espera. Este semestre a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), revelou em seu relatório que, no Rio Grande do Sul, também 23 crianças aguardam por transplante.
                O desafio maior está na consciência. Em nosso Estado, ainda hoje, 41% das famílias recusam a doação no momento da entrevista. Mudar essa realidade depende de duas coisas: informação e diálogo. É por isso que convidamos a ti e tua família, nesta semana tão especial, a conversarem sobre a vontade de ser doador.
                Escolha a vida. Escolha ser doador. Comunique sua escolha. Eu sou doador. E você?


*Deputado Estadual, Presidente da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos

Comentários

Postagens mais visitadas