Audiência pública aborda situação do Parque Eólico Ventos de Povo Novo



Até o final do ano, o ritmo das obras do Parque Eólico Ventos de Povo Novo, no município de Rio Grande, deverá ser normalizado. O porta-voz da notícia foi o diretor-presidente do Grupo CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, que participou, hoje (12) à tarde, de audiência pública da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa para debater a situação do complexo eólico, cujas obras vêm se arrastando desde janeiro de 2015. “Dificuldades financeiras e entraves burocráticos acabaram inviabilizando a obtenção de empréstimos no BNDES e no BID, o que nos forçou a reduzir o ritmo das obras. Agora, aguardamos uma resposta da Caixa Econômica Federal até dezembro”, revelou Machado.
As tratativas da CEEE com a Caixa Econômica Federal envolvem um financiamento de R$ 500 milhões, dos quais R$ 153 milhões deverão ser investidos na conclusão do parque de Povo Novo. O restante do valor será destinado aos parques eólico vizinhos, o Ventos de Curupira e o Ventos de Vera Cruz. Com 25 aerogeradores ao todo, o complexo terá uma potência instalada de 52,5 megawatts, suficiente para alimentar uma cidade com 120 mil habitantes.
O presidente da Comissão, deputado Adilson Troca (PSDB), autor do requerimento para a realização da audiência pública, enfatizou que a energia elétrica é fonte de renda para os municípios e se constituiu num componente estratégico do desenvolvimento regional. “Precisamos reunir esforços e apoio político para que o empreendimento seja concluído”, frisou. O parlamentar propôs a realização de uma audiência pública no município de Rio Grande para esclarecer a comunidade sobre os encaminhamentos adotados para assegurar a conclusão das obras.
O vereador Flávio Santos ressaltou a importância da união das forças política para se mobilizarem em favor da manutenção dos investimentos. O secretário de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda de Rio Grande, Neuto Jordano Marques, afirmou que o empreendimento, que é o primeiro em energia eólica realizado pela CEEE, é estratégico para o município.
Também participaram da reunião vereadores e lideranças do município de Rio Grande.


Comentários

Postagens mais visitadas