Audiência pública vai tratar do Parque Eólico no Chuí

Luiz Domingues e Adilson Troca
Foto: Juarez Jr


                A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), aprovou na reunião ordinária deste quarta-feira (26), a realização de audiência pública no Chuí para discutir a situação do Parque Eólico local.
                A solicitação, encaminhada por Adilson Troca, prevê o debate com representantes da Eletrobras, secretaria de Minas e Energia, CEEEE, Associação Comercial do Chuí, secretarias da Fazenda estadual e municipal, prefeituras do Chuí e Santa Vitória do Palmar, vereadores e a comunidade. A audiência será realizada na Câmara de Vereadores do Chuí em data ainda a ser confirmada.
                O deputado explicou que a audiência pública foi solicitado pela Câmara de Vereadores de Chuí, através de ofício entregue pelos vereadores Diego Mena, Juliana Soares Osorio e Valda Campos. “O parque eólico representa uma grande oportunidade, mas existem muitas dúvidas. Esta audiência vai ser importante para esclarecer a comunidade e permitir que a região se tire o máximo de proveito deste investimento”, pontuou Adilson Troca.
Ponte do Guaíba
Durante o espaço de Assuntos Gerais, os deputados ouviram manifestação do vice-presidente e líder do Movimento Ponte do Guaíba, Luiz Domingues, que reivindicou ação da comissão junto aos ministérios, em Brasília, para tratar do término da concessão da CONCEPA, que ocorre em julho do próximo ano. Segundo ele, sem a renovação do contrato a ponte poderá interromper o içamento, causando prejuízos econômicos graves, como o desabastecimento de gás da Grande Porto Alegre. Também é preocupação do movimento a continuidade da obra de duplicação da Ponte do Guaíba, atualmente dependendo de envio de recursos do governo federal. Domingues sugeriu que o assunto seja encaminhado através do coordenador da bancada federal gaúcha, deputado Giovani Cherini (PR), em Brasília.

O presidente da comissão, Adilson Troca, manifestou apoio à iniciativa e antecipou disposição de mobilizar os deputados para a demanda. O deputado Sérgio Turra (PP) sugeriu a criação de uma agenda da comissão em Brasília, dia 9 de novembro, no mesmo período em que os prefeitos eleitos estarão na capital federal, oportunidade em que poderão estabelecer contatos com os ministérios e o Chefe da Casa Civil. A ideia foi compartilhada por Juvir Costella (PMDB), que reiterou a importância estratégica da ponte para o Estado.




Comentários

Postagens mais visitadas