Assembleia Legislativa entrega o Prêmio de Responsabilidade Social 2016


Em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (23), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, foi entregue o Prêmio Responsabilidade Social 2016. Parlamentares, autoridades e agraciados participaram da entrega de distinções para organizações que investem na cultura da responsabilidade social no RS.

Instituído pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no ano 2000, por meio da Lei 11.440, o Prêmio de Responsabilidade Social distingue ações de organizações públicas e privadas que atuam pelo bem estar social e preservação do meio ambiente. A premiação distribui o Troféu Responsabilidade Social, Troféu Tema Norteador – Destaque RS, Medalha de Responsabilidade Social e Diploma Mérito Social.
O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Adilson Troca (PSDB), saudou e agradeceu a presença de parlamentares, autoridades, agraciados e convidados e destacou que o Prêmio de Responsabilidade Social se consagra como uma das mais importantes iniciativas na área da responsabilidade social e no respeito ao meio ambiente. “Os casos aqui apresentados simbolizam muito mais do que empreendimentos de sucesso, muito mais do que resultados financeiros e de boas gestões. A boa empresa, socialmente responsável, deve crescer tendo também como foco seu papel como agente de desenvolvimento humano. Pouco significam os mais favoráveis balanços, se os colaboradores de determinada instituição não conseguirem alcançar, proporcionalmente, desenvolvimento pessoal. Mais que geradores de postos de trabalho, empresas são determinantes agentes indutores do crescimento social. O que temos aqui, hoje, é um verdadeiro exercício de cidadania”, sublinhou ao parabenizar a todos pelo trabalho desenvolvido e pela premiação obtida.
O Coordenador da Comissão Mista do Prêmio de Responsabilidade Social de 2016, e representante da Federasul, Marcelo Gazen, saudou a todos e agradeceu a todos que trabalharam para tornar possível o momento de reconhecimento público a todos aqueles que contribuem efetivamente para o bem estar social e a preservação do meio ambiente. “O paradigma do ganho, exclusivamente pautado no econômico, sede lugar à dimensão mais sistêmica, que inclui a incorporação do social e do ambiental”, salientando que as corporações devem a razão da sua existência ao contexto social e estas são agentes sociais que refletem e reforçam os valores.
Vencedores do PRS 2016
Foram agraciadas com Troféu Responsabilidade Social e Medalha de Responsabilidade Social, por categoria, as seguintes organizações:  
Instituições de Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Profissional
Troféu para a Fundação Educacional João XXII
Medalha para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI RS)
Instituições de Ensino Superior
Troféu para a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado RS – FIDENE
Medalhas para a Fundação Universidade de Passo Fundo e para a Universidade Feevale  
Municípios
Troféu para o Município de Três Passos
Entidades Governamentais
Troféu para o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)
Medalha para a Companhia Rio-grandense de Saneamento (CORSAN)
Sociedades Cooperativas
Troféu para a Unimed Vale do Sinos – Cooperativa de Assistência à Saúde Ltda
 Medalhas para a Unimed Cooperativa de Serviços de Saúde dos Vales do Taquari e Rio pardo Ltda; Unimed Nordeste RS Sociedade Cooperativa de Serviços Médicos Ltda e para a Unimed Porto Alegre – Cooperativa Médica Ltda  
Entidades sem fins econômicos até 250 mil reais
Troféu para a Fundação de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário (FAESP)
 Medalhas para a Associação Espírita de Amparo à Infância e Adolescência – Veneranda Helena de Andrade
Entidades sem fins econômicos acima de 250 mil reais
Troféu para a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha
Medalhas para a Associação Cristã de Moços do RS – ACM RS; Associação Cultural e Científica Virvi Ramos; Fundação Assistencial de Dois Irmãos – Centro de Educação Infantil; Instituto Vitória; Lar da Criança Henrique Liebich e para o Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre (SAS)
Micro e Pequenas Empresas
Troféu para a Viação Sartori Ltda
Medalha para o Escritório Benincá S/S Ltda
Médias Empresas
Troféu para a Expresso Embaixador Ltda
Medalhas para as empresas Bebidas Fruki e Sogil – Sociedade de Ônibus Gigante Ltda
Grandes Empresas
Medalha para a empresa Tecon Rio Grande S/A
Tema Norteador 2016 Foi agraciada com o Troféu Destaque RS, por ter sido a vencedora do Tema Norteador de 2016, “Consumidor Consciente e Educação Financeira”, a Fundação Universidade de Passo Fundo, com o projeto Balcão do Consumidor. O trabalho desenvolvido por acadêmicos da Faculdade de Direito da UPF, em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo (Procon), e o Ministério Público estadual, têm como foco a conciliação e educação nas relações de consumo. Os demais finalistas que apresentaram seus cases no Tema Norteador receberam certificados.
O Reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza, agradeceu ao Parlamento gaúcho, à Comissão Mista do PRS 2016 e à Faculdade de Direito da instituição pela honraria recebida. Ele destacou o serviço e a ação desenvolvida pelas entidades que participaram e que foram premiadas com a distinção do PRS deste ano. “Estas organizações que desfilaram neste palco possuem um compromisso social e interesse comunitário permanente e acima da média. Estou extremamente honrado em estar aqui para representar a minha instituição e poder dizer ao povo gaúcho que estas entidades fazem a diferença e que somente assim é que iremos construir uma sociedade melhor e progressista”, sublinhou.
Foram classificadas para o Tema Norteador de 2016 as seguintes organizações: Associação Comercial e Industrial de lajeado; Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, campo Bom e Estância Velha; Associação Grupo Chimarrão da Amizade; Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos; Fundação Universidade de Passo Fundo; Fundação Universidade Federal de Ciências da saúde de Porto Alegre; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial; Sociedade Escolar de santa Cruz – Mantenedora do Colégio Mauá; Unimed Nordeste RS Sociedade Cooperativa de Serviços Médicos Ltda; Unimed Vale dos Sinos – Cooperativa de Assistência à Saúde Ltda; Universidade do vale do Rio dos Sinos e Universidade Feevale.
Todas as 80 empresas participantes do PRS 2016, e que atingiram a pontuação mínima exigida pelo edital também foram certificadas. Também receberam o Diploma de Mérito Social os responsáveis pelo Relatório Social da organização certificada, bem como ao profissional da contabilidade responsável pelo seu Balanço Social.
Comissão Mista PRS 2016 A organização do Prêmio de Responsabilidade Social, bem como a escolha dos agraciados, é realizada por uma Comissão Mista, cuja composição, juntamente com a Assembleia Legislativa, reúne representantes de 14 entidades de diversos segmentos da sociedade: Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE); Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI); Conselho Regional de Administração do RS (CRA-RS); Conselho Regional de Contabilidade do RS (CR-RS); Federação das Associações de Municípios do Ri Grande do Sul (Famurs); Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS); Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul); Federação das Indústrias do Rio grande do Sul (Fiergs); Observatório de Responsabilidade Social das Universidades Brasileiras (ORSUB); Organização das Cooperativas do Rio grande do Sul (Ocergs/Sescoop); Organização parceiros Voluntários (PV); Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP); Serviço Social do Comércio (SESC) e Serviço Social da Indústria (Sesi).
Apresentações musicais A solenidade deentrega do Prêmio de Responsabilidade Social de 2016 contou com as apresentações musicais do artista visual e arteterapeuta Gilberto Isquierdo, acompanhado da banda Lokavida e com o Coral e Orquestra do Instituto Popular de Arte e Educação – IPDAE.

Comentários

Postagens mais visitadas