Mobilização pelo Polo Naval em Rio Grande irá a Brasília

A  Assembleia Legislativa vai encaminhar pedido de audiência com o Ministério de Minas e Energia e a Petrobras para cobrar posição sobre o futuro do Polo Naval de Rio Grande. A iniciativa foi um dos encaminhamentos deliberados na audiência pública da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, realizada na tarde desta segunda-feira (13), em Rio Grande, que tratou da situação atual e perspectivas do empreendimento naval. O encontro foi assistido por mais de 1,5 mil pessoas, que lotaram o auditório do Cidec Sul da Furg.
Para dar amparo aos desafios enfrentados pelo setor, o deputado Adilson Troca (PSDB), que comandou os trabalhos da audiência, criou a Frente Parlamentar de Portos, Hidrovias e Polo Naval. “Queremos que os novos projetos e encomendas do setor naval venham para cá e aqui fiquem, para serem novamente geradores de emprego e renda, de benefícios sociais e econômicos para toda a região sul do nosso estado e também para o RS”, afirmou.
O presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto (PT), afirmou que o Legislativo Estadual irá lutar pela retomada do Polo. “Não vamos fazer de conta de que nada está acontecendo. Não iremos cruzar os braços". O Prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, destacou a relevância do Polo Naval para toda Região Sul, bem como a importância da defesa do conteúdo local como política de Estado.
O deputado federal Henrique Fontana (PT/RS) criticou a política de abandono do conteúdo nacional nas compras da Petrobras. Ele quer a realização de uma reunião com o Governo Federal para cobrar posição. Para a prefeita de São José do Norte, Fabiani Zogbi, é preciso impedir que os investimentos saiam da região. “Nosso grito de socorro precisa chegar ao Governo Federal”.
Para o vereador e representante do Sindicato dos Metalúrgicos, Benito Gonçalves, o fundamental é garantir os empregos. Ele referiu a luta e os dramas vividos pelas famílias cujo sustento depende do trabalho junto ao Polo.
Representante do Governo do Estado, Aires Apolinário, referiu que esta talvez seja a audiência mais importante da Assembleia Legislativa, por sua força de mobilização. Disse que o Governador Sartori está à disposição para acompanhar o trabalho em Brasília pelo Polo Naval.
A Reitora da FURG, Cleusa Dias, colocou a instituição de ensino à disposição para contribuir com o que for possível. Em complemento, o professor Marcelo falou dos programas de qualificação de mão-de-obra desenvolvidos pela universidade na região.
Participaram da audiência trabalhadores do Polo Naval, os deputados estaduais Catarina Paladini (PSB), Mirian Marroni (PT), Luis Augusto Lara (PTB),  Zé Nunes (PT) e Adão Villaverde (PT), vereadores de Rio Grande, São José do Norte e Pelotas, Sindicalistas, entidades representativas da indústria e comercio, secretários municipais, universidades, FIERGS, CDL, ABIMAQ  e AZONASUL.
Encaminhamentos
Em nome do Poder Legislativo, o presidente Edegar Pretto ressaltou que não é momento para calma. Pediu sensibilidade e ação do Governo do Estado junto ao Governo Federal por uma imediata audiência. Na sequência, o prefeito Alexandre Lindenmeyer classificou a audiência como um marco de mobilização e força na defesa da política industrial que valoriza o Polo Naval gaúcho. Ele cobrou apoio do Governo do Estado.

O deputado Adilson Troca encerrou a audiência ressaltando a importância da união de todos e o trabalho permanente em favor do Polo Naval
.

Comentários

Postagens mais visitadas