Nota


Sobre a polêmica envolvendo a indicação da Medalha Mérito Farroupilha para o deputado federal Jean Wyllys, quero esclarecer e destacar alguns pontos:
1.       A indicação partiu da deputada Manuela D’Ávilla e pelo regramento da Assembleia Legislativa cada deputado tem autonomia para escolher um homenageado por Legislatura. A Mesa Diretora, seguindo a praxe legislativa, chancela a indicação. Na primeira reunião em que foi debatida a indicação, pedi vistas do tópico. 
2.       No dia no dia 08 de Março de 2016 pedi para o procurador da casa se pronunciar. Visto que não havia óbice jurídico, a iniciativa foi aprovada. Já havia histórico de deputados federais agraciados com a honraria.
3.       Não compactuo da mesma ideologia ou posição política do deputado Jean. Mas, por acreditar no contraditório e na democracia, votei em respeito a autonomia da deputada Manuela.
4.       Na data da votação não havia nenhuma referência a tratar Jean Wyllys como hóspede oficial nem nada do gênero.
5.       A votação também foi anterior ao lamentável episódio da cusparada que Wyllys deu durante a votação do impeachment da então presidente Dilma, o que considero uma quebra de decoro inaceitável. Jamais votaria favorável após um episódio como este, pois discordo totalmente deste tipo de atitude.
6.       Serei favorável a qualquer iniciativa que melhor regule a indicação e concessão das medalhas, para dar mais transparência e clareza ao processo de escolha.
7.       Na última Legislatura minha indicação para a Medalha Mérito Farroupilha foi para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Antônio Carlos de Castro Palácios, em referência a todo o trabalho dos profissionais de contabilidade gaúchos.
8.       Minha indicação para a Medalha Mérito Farroupilha nesta Legislatura está em fase final de elaboração e será dedicada a quem trabalha pela Doação de Órgãos no Rio Grande do Sul.

Adilson Troca

Deputado Estadual

Comentários

Postagens mais visitadas