Assembleia Legislativa homenageia Sesquicentenário do Canadá


Em ato no salão Júlio de Castilhos, a Assembleia Legislativa homenageou o Sesquicentenário (150 anos) da Confederação Canadense, proposição do deputado Adílson Troca (PSDB). O parlamentar representou o presidente da Casa, Edegar Pretto (PT), na cerimônia, na qual igualmente esteve presente o deputado Marcel van Hattem (PP).
Em sua manifestação, o deputado Adílson Troca iniciou agradecendo ao presidente Edegar Pretto por haver acolhido sua proposição. Citou a forte relação institucional do Canadá com o Brasil, desde o ano de 1941, quando o Brasil estabeleceu sua primeira missão diplomática naquele país.”De lá para cá, este relacionamento cresceu e se fortificou”, sublinhou Troca, lembrando, dentro das relações bilaterais, os laços comerciais, as ações voltadas à tecnologia, ciência e inovação, os laços acadêmicos e culturais e a cooperação para o desenvolvimento. “São molas propulsoras da parceria que o Canadá criou com o país, com o Rio Grande do Sul e com esta Casa, a Casa dos Gaúchos”, frisou.
O deputado Adílson Troca parabenizou o embaixador canadense, Riccardo Savone, pela data celebrada, “pelo trabalho que o senhor desenvolve no Brasil e pelas parcerias futuras que, certamente irá nos propor e fomentar”.



O embaixador Riccardo Savone disse que estava feliz por visitar o Poder Legislativo do Rio Grande do Sul, “um Estado que tem fortes laços de amizade com o meu país, e que tanto tem contribuído no fortalecimento das relações bilaterais entre o Canadá e o Brasil”, registrou, destacando que os 150 anos do Canadá foram assinalados em 1º de julho de 2017.
Narrou que o Canadá tem construído sua história como um país plural, “que abraça a inclusão e a diversidade como uma das bases de sustentação e crescimento. A história canadense é uma história de imigração”, emendou, destacando que o país foi construído por gerações de famílias que se instalaram no país, em busca de oportunidades e segurança.
Em uma análise prospectiva para os próximos 150 anos, ressaltou, “precisamos enfrentar os desafios globais mais prementes, sendo a mudança climática um dos prementes”. Disse que o país está empenhado em construir não somente um Canadá melhor, “mas um mundo melhor para todos. Neste sentido, o Canadá espera poder trabalhar com os governantes, empresários e o povo gaúcho, buscando novas sinergias e tornando isso possível”, agregou.
Recordou que, 2010 e 2015 as importações do RS de origem canadense aumentaram em 200%. “Somente na área da educação foram assinados, nos últimos dois anos, 12 acordos com instituições canadenses”. Savone igualmente sublinhou a importância da diplomacia parlamentar. Aqui, no Rio Grande, sei que o Canadá também pode contar com a amizade e a parceria desta nobre Casa”.
Homenagem especial 

Presentes à cerimônia, alunos e professores do Colégio Monteiro Lobato, instituição de ensino que adotou o currículo escolar canadense, onde os estudantes sendo duplamente diplomados. Também presentes, integrantes do Instituto Popular de Arte-Educação (IPDAE). As instituições homenagearam o embaixador do Canadá e comitiva com a interpretação do hino canadense, tocado e cantado.

Autoridades 

Prestigiaram o ato, o cônsul-geral do Canadá, Stéphane Larue; o cônsul canadense, Louis-Pierre Emond; o chefe do consulado Região Sul, Paulo Barnewitz, e o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Paulo Salvador Ribeiro Perrotti, entre outras autoridades.



Comentários

Postagens mais visitadas