Semana da Doação de Órgãos


Nesta segunda-feira (25), teve início a Semana Nacional da Doação de Órgãos e na quarta-feira (27) celebra-se o Dia do Doador de Órgãos. O período é dedicado à reflexão a conscientização. Nesta semana deverão ocorrer diversas ações por todo o Rio Grande do Sul e na internet para dar mais visibilidade ao tema.
Conforme o presidente da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, deputado Adilson Troca (PSDB), prédios públicos terão iluminação especial cor verde simbolizando a causa. “Nosso objetivo maior e fomentar o diálogo. Pela Lei, a decisão de doar compete à família e por isso é fundamental conversar em casa. Nossa família é a nossa voz”, ressalta.
No interior do Estado serão distribuídas cartilhas informativas e adesivos com laços verdes em vários municípios através de parcerias com prefeituras, vereadores e entidades que trabalham pela ampliação no número de doadores.
No Palácio Piratini, nesta segunda-feira, foi realizada cerimônia em homenagem a personalidades que se destacam pela ampliação do número de transplantes, como médicos, Ongs e hospitais. O ato contou ainda com depoimentos de um receptor de órgãos e de uma familiar de um doador, que emocionou os presentes
Dados
A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, ABTO, aponta em seu relatório mais recente relativo ao primeiro semestre de 2017 que a média de doadores de órgãos efetivos por milhão de pessoas é de 16,2 no Brasil e 25,4 no Rio Grande do Sul. Ainda assim, em nosso Estado, 44% das famílias escolhem não doar os órgãos.

No fim de junho, conforme o documento, existiam 32.956 brasileiros adultos e 887 crianças na fila de espera por um transplante. Destes, 1.109 pacientes adultos e 35 crianças são gaúchos. “O diálogo pode salvar estas pessoas. A decisão de ser doador é o primeiro passo para garantir a possibilidade de vida a quem espera um transplante”, acrescenta o deputado Adilson Troca.
Internet
Na página da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos no facebook www.facebook.com/soudoador são realizadas diversas postagens e divulgadas informações pertinentes ao tema.

O público é convidado a aproveitar esta semana para usar uma imagem especial com o laço verde sobre a foto de perfil mostrando aos amigos e familiares que a pessoa é doadora. Além disso é usada a #SouDoador para marcar todas as postagens. Cada pequeno ato faz a diferença e pode ajudar a salvar vidas.

Comentários

Postagens mais visitadas