Adilson Troca acompanha ato do Pró-Esporte RS e posse do Conselho Estadual



O deputado estadual Adilson Troca participou da cerimônia de posse do Conselho Estadual de Esportes do Rio Grande do Sul e da assinatura do decreto que regulamenta o Pró-Esporte RS LIE (Lei de Incentivo ao Esporte) e o Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie). O parlamentar vinha trabalhando pelo tema juntamente com a Federação Gaúcha de Voleibol, presidida por Carlos Cimino.
                O Pró-Esporte funcionará totalmente informatizado, garantindo transparência e capacidade de gerenciamento dos processos. Com a inovação, a tramitação será digital, evitando a necessidade de deslocamento de entidades do interior à capital para protocolo e apresentação de documentos. “Esporte representa inclusão social, oportunidade de vida e formação de cidadania. Ficamos muito felizes de participar deste momento tão importante”, ressalta Adilson Troca


                O Governador José Ivo Sartori  salientou que o texto é "um passo fundamental para que o programa siga apoiando o setor de forma mais transparente e ágil, totalmente online, com regras e inovações que qualificam o funcionamento e a aplicação do fundo de incentivo, que dispõe de cerca de R$ 20 milhões em recursos para ações com atletas de alto rendimento até projeto de cunho social".

                O secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Victor Hugo Alves da Silva, agradeceu a espera das entidades ligadas ao esporte pelo decreto. "A lei de incentivo sai fortalecida depois dos ajustes promovidos com a fusão das secretarias. O processo será inteiro digital. Saímos do tempo do papel e vamos ganhar tempo na tramitação dos projetos", comemorou.

                O Conselho Estadual de Esportes do Rio Grande do Sul (Ceers) é um órgão com caráter consultivo e deliberativo, vinculado à Sedactel. Substitui o extinto Conselho Regional do Desporto (CRD). É formado por representantes do governo do Estado e de entidades ligadas ao meio esportivo, além de representantes indicados por notório saber. Em nome dos conselheiros empossados, o representante da Sogipa, Alexandre Algeri, afirmou que este projeto "possibilita sonhos". Para Algeri, "o esporte é uma das principais ferramentas de transformação social".

Ao Ceers compete interpretar a legislação esportiva nacional e estadual, elaborar instruções normativas sobre sua aplicação e zelar pelo seu cumprimento. Além disso, é de sua responsabilidade homologar o calendário estadual de atividades esportivas e, principalmente, acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos materiais e financeiros do Estado destinados a atividades esportivas.



Comentários

Postagens mais visitadas