Medalha Mérito Farroupilha será entregue para Lucia Elbern / VIAVIDA


Na próxima quarta-feira (25), às 14h, no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa, o Deputado Estadual Adilson Troca, presidente da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, ocupa o Grande Expediente com o tema “Doação de Órgãos, uma causa que salva vidas” e entrega de medalha do Mérito Farroupilha à Senhora Maria Lucia Kruel Elbern, psicóloga, presidente e idealizadora VIAVIDA Pró-Doações e Transplantes.
A Medalha Mérito Farroupilha é a maior e mais importante honraria concedida pelo Poder Legislativo Estadual. “Esta é uma homenagem a Doação de Órgãos, uma causa linda que é sinônimo de vida. Escolhemos a Sra. Lucia Elbern por entendermos que ela seja um verdadeiro ícone da solidariedade, que representa aos voluntários e parceiros da VIAVIDA, e também a todos que trabalham por este setor”, enfatiza Adilson Troca. 

VIAVIDA
Lucia Elbern passou a ser voluntária pela causa da Doação de Órgãos e Tecidos no início de 1999, quando um dos três filhos do casal teve uma insuficiência renal aguda e entrou na lista de espera por um rim, por não ter familiar compatível.
Foi a idealizadora, em conjunto com vinte e três voluntários, da associação sem fins lucrativos VIA Pró-Doações e Transplantes, fundada oficialmente em 29 de junho de 2000.  
A VIAVIDA tem seus projetos, ações e atividades realizados por voluntários, sendo neste de ano de 2017, em número aproximado de setenta, subdivididos em diversos grupos de trabalho, quais sejam Conselho Consultivo, Conselho Fiscal, Diretoria, Assistência e Apoio aos hóspedes, Escola, Eventos Disseminação da Causa, Eventos Beneficentes, Projetos, Mídia, Brechó, Captação de Recursos, Tour Gastronômico e Pousada Solidariedade.

 O projeto Pousada Solidariedade está fechando 2017 com 13 anos de funcionamento, tempo que hospedou mais de 2.000 doentes, sendo 60% crianças e jovens, todos acompanhados por familiar cuidador, somando mais de 50.000 atendimentos nesse período. Só na área assistencial auxiliou, de modo direto, a salvar mais de 2.000 vidas.

Comentários

Postagens mais visitadas