Nova Ponte do Guaíba: pilares ainda frágeis



*Adilson Troca
                Quem chega a Porto Alegre não tem como deixar de notar os pilares que se erguem do Guaíba próximos à ponte móvel. Cada estrutura brotando das águas é um alento para o sonho de ver a Nova Ponte finalmente concluída, levando o desenvolvimento e as oportunidades econômicas a todo o Rio Grande do Sul. As notícias que chegam, porém, trazem mais preocupação do que esperança.
                As informações mais recentes dão conta de que só existem recursos para continuidade das obras até o fim de novembro, prevendo a paralização quase total dos serviços a partir de dezembro. Seriam assim demitidos 450 funcionários, mantendo-se no canteiro de obras cerca de 80 trabalhadores apenas para que o contrato não seja paralisado.
                Através da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo realizamos ao longo dos últimos anos diversas reuniões sobre a situação da Nova Ponte. Ao lado do Movimento Ponte do Guaíba, lideranças políticas, comunitárias e empresariais debatemos o tema em diversas oportunidades, sempre em busca de avanços e soluções. Agora mais um vez estamos na luta para tentar reverter o quadro de paralisia que se apresenta para 2018.
                A construção, iniciada há 3 anos, está 55% pronta, mas avança em ritmo muito lento. Segundo a previsão inicial a Ponte deveria ser inaugurada no fim de 2017. Agora, porém, especula-se que a conclusão se dê em 2019. Para isso a obra ainda precisa de R$ 369 milhões. A grande preocupação se dá pelo fato de que o Orçamento previsto para o próximo ano é de apenas R$ 54 milhões. 
                A estrutura, quando completa, terá 12,3 quilômetros: cerca de cinco quilômetros em acessos e 7,3 quilômetros em obras de artes especiais. Isso se traduz em oportunidade de crescimento e desenvolvimento não só para quem utiliza o transporte rodoviário, mas também para a hidrovia, modal que carece de mais atenção dos governos.
                Em que pese o fato de que a Nova Ponte é uma obra de âmbito federal, na Assembleia Legislativa estamos fazendo todo o possível para contribuir. Os resultados de nossas discussões e mobilizações são sistematicamente oficiados as autoridades competentes. Estamos permanentemente atentos, atuantes e de portas abertas para todos que desejam contribuir. Não podemos nos desmobilizar.
                A Nova Ponte será um verdadeiro ícone da união do povo gaúcho, uma vitória fruto de muita luta e dedicação que servirá a todo um Estado.
*Deputado Estadual, Presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo


Comentários

Postagens mais visitadas