Adilson Troca apresenta projeto do Dia do Nutricionista


            

            O deputado estadual Adilson Troca protocolou na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul proposição determinado a data de 31 de agosto como Dia do Nutricionista. A intenção é valorizar a profissão, permitindo um momento de celebração e reflexão sobre sua importância para sociedade.

            O projeto partiu de contato do parlamentar com a presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Rio Grande do Sul, Maria Terezinha Oscar Govinatzki, e a Assessora de Comunicação, Márcia Schlling. Para Adilson Troca, a alimentação e nutrição tem papel relevante para prevenção, manutenção e recuperação da saúde da população: “É uma área estratégica para a saúde que merece ser reconhecida e valorizada”.

            O nutricionista atua em Nutrição Clínica, Nutrição Institucional, Saúde Pública, Ensino, Esporte, Marketing, Hospitalidade, entre outras.  É um profissional de saúde cuja formação é exclusivamente voltada à alimentação e nutrição humana. É considerado o “tradutor do alimento”. A ele cabe avaliação nutricional das pessoas sadias ou enfermas planejando, supervisionando a alimentação prescrita.

            Em março de 1972 foi reconhecido o primeiro curso de nutrição no Estado, luta encabeçada pela Nutricionista dra. Nira Simões Leite Casagrande e o dr. José Varo Duarte, sendo que o funcionamento iniciou em 1973. Atualmente são 26 cursos de Nutrição no Rio Grande do Sul.   

            O profissional também tem sua participação em equipes multidisciplinares criadas em entidades públicas ou privadas e destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar política, programas, cursos nos diversos níveis, pesquisa ou eventos de quaisquer natureza, direta ou indiretamente relacionados com alimentação e nutrição, bem como, elaborar e revisar legislação e códigos próprios deste área.

Comentários

Postagens mais visitadas