Projeto destaca potencial turístico da Ponte do Costa




                Será discutido e apreciado na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 61/2018, protocolado nesta semana pelo deputado estadual Adilson Troca. A proposição reconhece como de relevante interesse cultural e turístico do Estado do Rio Grande do Sul a Ponte do Costa, situada na ERS-702, no município de Piratini.
                A iniciativa contempla sugestão colhida em reuniões na cidade de Piratini. Atualmente está sendo construída uma nova ponte para atender a população. O deputado Troca vinha trabalhando há anos pela obra e agora a meta é garantir também a preservação da ponte antiga para explorar seu potencial turístico e histórico.
                Troca preside a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. O órgão técnico realizou no ano passado audiência pública em Piratini para debater maneiras de fomentar o turismo na região, gerando empregos e renda.
               
                Histórico
                Para elaborar o projeto o deputado Adilson Troca contou com o apoio de João Manoel Ferreira, da Biblioteca Pública de Piratini. Ele levantou dados históricos que embasaram a justificativa do projeto.
            A ponte foi inaugurada em 1935, durante os festejos do Centenário da Guerra dos Farrapos. As ferragens que sustentam a dita Ponte foram importadas dos Estados Unidos e França através do Porto de Rio Grande e transportados de trem até a estação de Pedro Osório e dali chegando em carretas, carroças e alguns poucos caminhões da época.            
            Desde então a ponte tem sido um dos principais acessos à cidade de Piratini. Proteger a Ponte do Costa é preservar um valioso patrimônio cultural, tradicional e histórico para as futuras gerações.    

Comentários

Postagens mais visitadas