A Semana Farroupilha é um momento especial na vida de cada um dos Gaúchos e Gaúchas do nosso Rio Grande do sul.



 A Semana Farroupilha é um momento de culto às tradições transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho. Ela envolve toda população do Estado, se não fisicamente nos locais organizados para festejos, participando das iniciativas do comércio, dos serviços públicos, das instituições financeiras ou das indústrias.

O deputado Adilson Troca consciente da importância desta bagagem cultural elaborou uma série de Projetos de Lei que valorizam e buscam preservar estas tradições.
"A história do Rio Grande do Sul se deu através da resistência e da força de um povo que nunca teve medo de lutar pelo que acredita. Isto formou a personalidade e o modo de ser e viver de um povo que preserva sua cultura com os olhos abertos para o futuro", diz o parlamentar.
O deputado Troca acompanha o tradicionalismo, participando e apoiando rodeios, desfiles, piquetes e CTGs.



Na foto, uma homenagem a Paixão Cortês, que nos deixou no mês passado. Cortês era símbolo da cultura gaúcha e do movimento tradicionalista no Rio Grande do Sul.




Abaixo segue as Leis de autoria do deputado Adilson Troca sobre o tradicionalismo:

LEI 13.600/2010: Chama Crioula permanente em Piratini 

Os festejos Farroupilha do município de Piratini são uma grande atração. Com a aprovação em dezembro de 2010 da Lei 13.600, de autoria do deputado Adilson Troca, a cidade passou a ser sede permanente da Chama Crioula.

LEI 12.740/2007: Dia da Música Nativista

É de autoria do deputado estadual Adilson Troca LEI 12.740/2007 que Institui o Dia da Música Nativista. A data é comemorada no dia 8 de dezembro, dia da primeira apresentação da Califórnia da Canção Nativa, em Uruguaiana, em 1971. O festival é um dos maiores e mais tradicionais do Estado. Conforme o parlamentar a música ultrapassa os limites dos centros de tradições, dos festivais e dos rodeios.
 
LEI 12.919/2008: Semana Farroupilha de Piratini é Patrimônio Cultural do Estado

O deputado estadual Adilson Troca, autor da Lei que transformou em Patrimônio Cultural do Estado a Semana Farroupilha de Piratini, considera as celebrações parte importante da história do Rio Grande do Sul. “A Semana Farroupilha em Piratini constitui uma verdadeira aula a céu aberto da história dos Gaúchos”, afirmou. “Estamos fazendo justiça aos acontecimentos que marcaram o Rio Grande do Sul e ao valor educacional e cultural de suas celebrações anuais naquela que foi a primeira capital farroupilha”, explica.

LEI 12.748/2007: MTG é Patrimônio Histórico e Cultural do Estado

Pela Lei criada por Troca, os CTGs, Grupos Nativistas, Grupos de Arte Nativa, Piquetes de Laçadores, Grupos de Pesquisa Folclórica e demais organizações legalmente constituídas e filiadas ao MTG passam a integrar o Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. “O MTG está espalhado pelo Brasil e pelo mundo, levando as tradições gaúchas além de todas as fronteiras, esta Lei reconhece oficialmente sua importância”, ressaltou. Outro destaque feito pelo parlamentar foi quanto às noções de ética, estética e sociabilidade que estão sempre presentes nas tertúlias nativistas.




Comentários

Postagens mais visitadas