Começam negociações entre Irga e Moradores da Granja Vargas de Palmares do Sul



Os moradores da Granja Vargas em Palmares do Sul estão trabalhando com o apoio da prefeitura e do deputado Adilson Troca em busca da cedência de uma área do Irga para a comunidade. A intenção é permitir a exploração sustentável das terras através de um projeto de desenvolvimento social. O parlamentar intermediou a reunião realizada nesta segunda-feira entre as partes interessadas onde se iniciou oficialmente a busca de uma solução.

O deputado Adilson Troca entende que o assunto deve ser tratado como uma questão social, podendo ser incluso dentro do Programa Estruturante Emancipar RS da Secretaria da Justiça e Desenvolvimento Social. “Esta iniciativa permitirá a emancipação financeira desta comunidade de maneira ecologicamente sustentável. Precisamos trabalhar em conjunto em busca de uma solução benéfica para todos”, afirma o parlamentar.

A idéia da Associação de Moradores é gerar renda a partir do corte e beneficiamento de madeira existente no local. A diretoria do Instituto Rio Grande se do Arroz (Irga) disse que a cedência de áreas, bem como de uma serraria que está instalada no local, é possível através de um convênio com a prefeitura de Palmares do Sul, desde que sejam acertados os termos deste acordo.

Na reunião foi determinado que a prefeitura irá auxiliar a Associação de Moradores na elaboração de um plano de trabalho e apresentá-lo ao Irga. A proposta deverá abranger detalhes sobre a forma que a área será explorada, de que maneira o Irga será ressarcido e também especificações sobre o replantio das árvores cortadas para garantir a sustentabilidade ambiental da iniciativa.

Quando o plano estiver concluído deverá ser agendada uma nova reunião para avançar nas negociações. O prefeito Ernesto Ortiz, o chefe de gabinete do deputado Adilson Troca Flávio Santos, os vereadores Manuel Antunes Neto, João Aguiar e Adão Terra e outras lideranças da Associação de Moradores participaram da reunião com a diretoria do Irga. Os vereadores pediram que seja suspensa uma licitação que está em curso para a venda de parte das terras do Instituto no município.

Comentários

Postagens mais visitadas