27 de Setembro: Dia do Doador de Órgãos




O Brasil e o Rio Grande do Sul avançam ano após ano na questão da doação de órgãos. Ainda assim, enquanto celebra-se o dia do doador de órgãos, 1628 gaúchos vivem a angústia da espera por um transplante. Os números são do relatório do primeiro semestre de 2012 da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). O poder de fazer a diferença na vida destas pessoas está em cada cidadão. Basta ter um conversa em casa, deixando clara a vontade de ser doador de órgãos. Pela legislação brasileira cabe à família a decisão sobre a doação.

Conforme a ABTO, o Rio Grande do Sul chegou a 15,9 doadores efetivos por milhão de pessoas ao ano. Por trás destes números está a esperança de uma nova vida para quem precisa de um doador.

A Assembleia Legislativa, através da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, coordenada pelo deputado Adilson Troca, estabeleceu uma rede de parcerias com entidades, sindicatos, conselhos profissionais e poderes para potencializar o aumento no número de doadores. “Esta é uma causa de toda sociedade. Precisamos avançar constantemente na conscientização das pessoas. O sucesso das campanhas de doação de órgãos depende do engajamento da população com a causa e é para isso que trabalhamos”, explica o Troca.

Este 27 de setembro tem seu mérito reforçado por ser uma oportunidade de dar mais visibilidade para a doação de órgãos. É mais uma oportunidade para que cada um reafirme sua decisão de ser doador de órgãos e converse com suas famílias e amigos sobre o assunto.

Mais informações sobre a doação de órgãos podem ser obtidas em www.serdoador.blogspot.com e www.facebook.com\soudoador

Comentários

Postagens mais visitadas