Adilson Troca Homenageia profissionais de Contabilidade



Confira a íntegra do Grande Expediente em que o deputado estadual Adilson Troca homenageou o Dia do Profissional Contábil e o Lançamento da Campanha do Conselho Federal de Contabilidade, 2013: Ano da Contabilidade.
Sr. Presidente, agradeço a oportunidade de realizar este grande expediente na nossa Assembleia Legislativa, em homenagem ao Dia do Profissional Contábil e o Lançamento da Campanha do Conselho Federal de Contabilidade, 2013: Ano da Contabilidade.
É com orgulho que digo que sou um profissional contábil. Sinto-me feliz por saudar, em nome do Poder Legislativo gaúcho, os contadores e técnicos em contabilidade do nosso Estado, pelo que eles representam em razão da profissão que abraçaram e pelo que eles significam na organização e desenvolvimento da nossa sociedade e do nosso Estado.
No ano passado tivemos oportunidade de homenagear os aniversário do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul – CRCRS e agora novamente queremos destacar a importância destes profissionais para nossa sociedade.
A poucos minutos tivemos aqui, no Salão Júlio de Castilhos, um bonito ato onde o presidente do Conselho de Contabilidade do Rio grande do Sul, contador Zulmir Breda, explanou sobre a importância da conscientização sobre o quão fundamental é a contabilidade no nosso cotidiano e sobre os desafios e conquistas da profissão.
O dia 25 de abril é uma data marcante para a classe contábil brasileira. Nessa data comemora-se o Dia do Profissional da Contabilidade. E há muito a se comemorar. Hoje, contadores e técnicos em contabilidade formam uma das maiores categorias de profissionais liberais do País.


Somente no Rio Grande do Sul somam quase 37 mil profissionais e, no Brasil, chegam a mais de 500 mil. São indispensáveis para que o desenvolvimento econômico nacional ocorra de maneira sustentável. São eles os responsáveis pela preservação do patrimônio, por fornecer dados e informações para elaboração de um planejamento e gerenciamento de ações, visando ao crescimento das organizações, tanto na área privada quanto pública e, também, no Terceiro Setor.


Por serem profissionais sempre atentos às mudanças da sociedade, buscam constantemente se renovar para, assim, contribuírem para o desenvolvimento das comunidades em que atuam e, em maior escala, no nosso país. A Contabilidade brasileira vem passando, nos últimos anos, por transformações que afetam conceitos, especialmente, com a adoção dos padrões internacionais de contabilidade, chamado de IFRS.

Esse processo, que é responsável pela uniformidade nas demonstrações contábeis entre o Brasil e os mais de cem países que também adotam o padrão IFRS, impulsionou a profissão contábil e oportunizou o crescimento do profissional. Entretanto, em contrapartida, exigiu um novo perfil e uma maior qualificação.

As mudanças chegaram também ao setor público, que segue um calendário específico de implantação. E os agentes de todas essas transformações são contadores e técnicos em contabilidade, que têm a responsabilidade de estudar, analisar e implantar esses novos modelos. Com isso, mais do que profissionais que lidam com as áreas tributárias e fiscais das entidades, os Contadores e Técnicos em Contabilidade são, hoje, essenciais para as organizações e para o processo de tomada de decisões.


Aqui na Assembleia Legislativa podemos testemunhar diariamente, na fiscalização e acompanhamento do orçamento público, o elevado significado da missão dos profissionais da contabilidade e a repercussão de seu trabalho na administração dos mais relevantes interesses do Estado e da comunidade.
O Conselho Federal de Contabilidade lançou a campanha 2013: Ano da Contabilidade.

Em razão desses novos tempos pelos quais a Contabilidade vem passando e os consequentes reflexos que isso acarreta nos profissionais que atuam na área contábil, é importante que a sociedade também participe desse momento, compreendendo a real atividade desempenhada por Contadores e Técnicos em Contabilidade no setor privado, público e nas entidades do Terceiro Setor, e a sua contribuição do desenvolvimento do País.

Assim, as entidades da classe contábil brasileira e organizações empresariais idealizaram a campanha “2013: Ano da Contabilidade”, que consiste em mostrar à sociedade, por meio de uma ampla divulgação, que a Contabilidade é a ciência da informação e da transparência e que o cidadão convive cotidianamente com essa ciência. É importante elucidar as áreas de atuação, abrangência e serviços prestados por cerca de 500 mil profissionais e 80 mil organizações contábeis registrados em todo o País.

Por sua profunda inserção na sociedade e seu constante empenho nas boas causas, gostaria também de registrar um outro agradecimento especial ao Conselho de Contabilidade através da pessoa do presidente Zulmir Breda. Instituímos aqui no parlamento uma Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos. Sou coordenador dos trabalhos, que conta com a participação de praticamente todos os parlamentares desta Casa.
Quando começamos nossas atividades, a primeira entidade que procuramos foi o Conselho Regional de Contabilidade. O CRC-RS é uma grande parceiros da Campanha de Incentivo à Doação de Órgãos, à qual também aderiram mais de 30 instituições, poderes e conselhos profissionais.
Por tantos motivos, justifica-se a homenagem merecida aos profissionais da Contabilidade pela passagem do seu dia – 25 de abril, assim como o lançamento, em nível estadual, da campanha de valorização intitulada “2013: Ano da Contabilidade”.



Comentários

Postagens mais visitadas