Troca homenageia o Dia do Marinheiro, que marca o nascimento do Almirante Tamandaré

Cristiane Vianna Amaral - MTE 8685 | Agência de Notícias  Foto: Beto Boca

O deputado Adilson Troca (PSDB) ocupou o Grande Expediente desta terça-feira (9) para homenagear o Dia do Marinheiro. A data de 13 de dezembro celebra o nascimento de Joaquim Marques de Lisboa, o Marquês de Tamandaré. “Um ilustre rio-grandino”, destacou o parlamentar.
Troca lembrou que o patrono da marinha brasileira dedicou mais de 70 anos de serviços ao país, desde 1823, como voluntário praticante de piloto, embarcado na Fragata Niteroi, nas lutas da Independência, até a sua exoneração a pedido, no cargo de Ministro do Conselho Supremo Militar e de Justiça, em 1897, poucos dias antes de falecer. “Nesse período, construiu sua carreira com coragem e patriotismo e participou, ainda, dos conflitos regionais internos e de guerras externas, como as campanhas do Rio da Prata e a Guerra da Tríplice Aliança.”
O deputado aproveitou o expediente não só para homenagear esse herói da Pátria, que ele considera inspiração e estímulo às novas gerações de marinheiros, mas também para refletir sobre a importância do mar para o Brasil e sua sociedade. “O mar foi nossa via de descobrimento, de colonização, de invasões, de consolidação da independência, de comércio e de agressões, além de palco de defesa da soberania em diversos episódios, como nas duas guerras mundiais, ocorridas no último século”, disse. "A maior parte da população do país habita o litoral".
É por via marítima que é transportado cerca de 95% de todo o comércio exterior, ou seja, mais de US$ 400 bilhões ao ano. Dele são extraídos mais de 80% do petróleo nacional, além de uma infinidade de outros recursos econômicos, como a pesca, o sal, compostos orgânicos e minerais. “A segurança e defesa da “Amazônia Azul”, um patrimônio de incomensuráveis riquezas a ser preservado, assim como dos lagos e hidrovias interiores, cabe à Marinha do Brasil.”  Com cerca de 4,5 milhões de Km² de Águas Jurisdicionais Brasileiras, cerca de metade do território nacional.
A Marinha também promove ações cívico-sociais e de assistência hospitalar, efetuadas por navios na Amazônia. Anualmente, são cerca de 200 mil procedimentos médicos e odontológicos. Pode-se citar, também, a preocupação com o meio ambiente, por intermédio da coordenação do Programa Antártico, de reconhecimento internacional, que tem permitido que o país pertença ao seleto grupo que desenvolve atividades científicas no Continente Antártico. E no campo tecnológico, tem se destacado no pioneirismo na energia nuclear. Quanto ao preparo da defesa nacional, o Brasil é o único país do Hemisfério Sul detentor da tecnologia de construção de submarinos, entre outros projetos estratégicos. O parlamentar ressaltou, ainda, a participação da Marinha do Brasil em duas Missões de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) - uma no Haiti e outra no Líbano. Para Troca, os marinheiros têm papel fundamental no controle de nossas águas jurisdicionais e no exercício de nossa soberania.
Na sequência do Grande Expediente, foi entregue a Medalha da 53ª Legislatura ao vice-almirante Leonardo Puntel, Comandante do 5º Distrito Naval, como homenagem a corporação. Também prestigiaram a homenagem, o representante do Comando Militar do Sul, comandante da 3ª Região Militar, general de divisão Fernando Vasconcellos Pereira; o representante do 5º Comando Aéreo Regional, chefe do Estado Maior, coronel-avidor Fernando Oliveira de Miranda; o delegado da Capitania dos Portos de Porto Alegre, capitão de fragata Carlos Henrique de Lima Zampieri; o superintende da Agência Brasileira de Inteligência, Clóvis Roberto Frainer; o presidente da Sociedade Amigos da Marinha, Geraldo Aurélio Rolim Sperb; o Comodoro do Clube dos Jangadeiros, Paulo Renato Paradeda, e a Banda do Grupamento dos Fuzileiros Navais do 5º Distrito Naval.
Apartes
Manifestaram-se, em apartes, os deputados Cassiá Carpes (SDD), Mano Changes (PP), Jeferson Fernandes (PT) e Lucas Redecker (PSDB).

Comentários

Postagens mais visitadas