Hospital Universitário busca plano de contingência para H1N1



                A direção do Hospital Universitário de Rio Grande e o deputado estadual Adilson Troca estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira (25), com o Secretário Estadual de Saúde Adjunto, Francisco Paz, para tratar de como se dará o atendimento a pacientes com a influenza H1N1. Outro tema discutido foi a questão da recontratualização dos atendimentos feitos pela instituição.
                A diretora do HU, Helena Heidtmann Vaghetti, externou sua preocupação quanto a maneira de se gerir o fluxo de atendimento aos pacientes com suspeita de H1N1, uma vez que o hospital não conta com espaço físico disponível para uma área de isolamento.  Ela solicita a elaboração de um plano que estruture o atendimento na cidade de Rio Grande, prevendo o aumento da incidência de casos com a aproximação do inverno. O Chefe da Divisão Médica, Wagner Pinto, reforçou a preocupação com os procedimentos que devem ser tomados.
                Ações como a antecipação da vacinação dos grupos de risco foram apontadas por Francisco Paz, que responde também pelo Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria Estadual da Saúde, como importantes para evitar uma epidemia como a de 2009. Conforme ele, o vírus não sofreu mutação e parte da população já conhece os procedimentos para evitar a doença.
                Paz entende que um ponto fundamental para enfrentar a enfermidade é aumentar os atendimentos de atenção básica para o diagnóstico precoce e viabilizar uma retaguarda de leitos de UTI para os casos confirmados. O Secretário Adjunto afirmou que o Estado está tomando providências e que irá colocar uma equipe para trabalhar em conjunto com a 3ª Coordenadoria de Saúde, a prefeitura e os hospitais de Rio Grande para preparar um plano preventivo.
                A atenção dada pela equipe do Hospital Universitário para a comunidade rio-grandina durante as dificuldades enfrentadas pela Santa Casa de Rio Grande foi valorizada pelo deputado estadual Adilson Troca. O parlamentar referiu o esforço feito para atender a demanda e solicitou atenção do Estado para HU, no que diz respeito também a necessidade de recursos financeiros.
                Recontratualização
                Prevista para a agosto de 2016, a renegociação dos contratos de atendimentos entre o Governo e o Hospital Universitário foi também tema da reunião desta segunda-feira. O gerente administrativo Guilherme Lunardi explicou que os atendimentos prestados aumentaram devido a situação da Santa Casa, principalmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, quando normalmente o número diminuía.
                O diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande, Carlos Weska, evidenciou as dificuldades financeiras enfrentadas para manter a estrutura funcionando.  O Secretário Estadual de Saúde Adjunto Francisco Paz estava acompanhado dos técnicos Rogério Sele e Marcelo Thiesen e disse que vai dar atenção as questões apresentadas.
               


Comentários

Postagens mais visitadas