Adilson Troca participa de lançamento do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar


Fotografo: Guerreiro

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado estadual Adilson Troca (PSDB) acompanhou, na manhã desta quinta-feira (02), a solenidade de lançamento do programa que deverá beneficiar 40 mil agricultores. A iniciativa é da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) com execução da sua conveniada Emater/RS.
O objetivo é fomentar o desenvolvimento sustentável por meio da incorporação da gestão integral da propriedade rural, incentivando a geração de renda, tendo como ferramentas de apoio os programas e políticas públicas do Estado. “É muito importante a realização de ações deste tipo, que potencializem a capacidade de trabalho dos agricultores gaúchos dando amparo técnico”, avalia o deputado Adilson Troca.
O governador José Ivo Sartori afirmou que o programa contribui com a permanência de jovens no campo e ressaltou o papel do Governo como indutor do desenvolvimento em todas as regiões do Rio Grande do Sul.
O Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar funcionará em três etapas. Primeiro será feito um diagnóstico produtivo, ambiental e econômico nas unidades de produção, avaliando as receitas, os custos e o capital social e ambiental, identificando os pontos positivos e negativos, ameaças e oportunidades.
A segunda etapa será a realização do planejamento da propriedade rural em relação aos aspectos ambientais, sociais e econômicos. Por fim será desenvolvido um plano de gestão de curto, médio e londo prazo para a unidade de produção familiar.
Participaram do lançamento o presidente da Emater, Clair Kuhn, o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, deputados estaduais e outras autoridades.

Comentários

Postagens mais visitadas