Animação vence a 13a. edição da Mostra Gaúcha de Curtas

A animação "Lipe, Vovô e o Monstro" foi escolhida com o titulo de melhor filme da 13a. Edição da Mostra Gaúcha de Curtas. Na noite deste domingo (28), no 44º Festival de Cinema de Gramado, o vice-presidente do parlamento gaúcho, deputado Adison Troca (PSDB) anunciou o nome do filme vencedor e entregou o troféu à produtora do curta, representando os diretores Felippe Steffens e Carlos Mateus.
Além de "Lipe, o Vovô e o Monstro", "Sesmaria", de Gabriela Lamas, e "Dia dos Namorados", de Roberto Burd, outros quatro filmes colecionaram troféus, dos 11 distribuídos no Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema. (Confira abaixo a lista completa dos vencedores).
A premiação, realizada com o Palácio dos Festivais lotado, ficou marcada por pedidos por mais e permanentes políticas de incentivo à cultura e à produção audiovisual e manifestações contrárias ao governo federal. "Fora Temer" virou bordão dos premiados, aplaudido e cantado pela plateia.
Lipe
A animação vencedora apresenta a história de um menino que vai passar o fim de semana no sítio dos avós. Durante uma pescaria, ele conhece um segredo de seu avô e acaba fazendo uma nova e inusitada amizade. O filme levou três anos para ser finalizado e foi realizado em conjunto com os alunos do segundo ano da escola municipal de ensino fundamental Vereador Antônio Giudice, em Porto Alegre.
Premiados
Melhor roteiro: "Dia dos Namorados";
Produtor Executivo: "Pobre Preto Puto";
Fotografia: "Horas";
Música: " Vento";
Direção de Arte: "Lipe, Vovô e o Monstro ";
Edição de Som: "Sesmaria";
Montagem: "Dia dos Namorados";
Melhor Atriz: Sandra Dani, "Dia dos Namorados;
Melhor Ator: João Carlos Castanha, "Inatingível";
Melhor Diretora: Gabriela Richter, "Sesmaria";
Melhor Filme: "Lipe, Vovô e o Monstro".
Júri
A comissao julgadora da 13º edição do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas - foi composta pela atriz, Carla Marins; pela roteirista, jornalista e crítica de cinema, Susana Schield; pela cineasta Juliana Rojas; pelo ator, produtor e diretor, Fernando Muniz, e pelo cineasta, critico e curador de cinema, Eduardo Valente.
A Mostra Gaúcha de Curtas, que em 2016 contou com 110 produções inscritas, ganhou mais espaço de exibição e se consolida como um valioso instrumento para a divulgação de novos talentos. Nesta edição foi ampliado o espaço de exibição de duas para três tardes, possibilitando mais visibilidade aos 24 filmes concorrentes.
Fomento à cultura
A Mostra Gaúcha de Curtas contempla os vencedores com prêmios em dinheiro, num total de R$ 48.000,00, em 11 categorias (filme, diretor, roteiro, ator, atriz, música, fotografia, montagem, direção de arte, edição de som e produtor).
A Mostra é realizada em parceria entre a Assembleia Legislativa, o Festival de Cinema de Gramado e a Prefeitura Municipal de Gramado, por meio da Gramadotur, com apoio da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS (APTC), do Sindicato da Indústria Audiovisual do RS (SIAV), da Fundação Cinema RS (Fundacine), e do Instituto da Indústria Audiovisual do RS (SIAV), da Fundação Cinema RS (Fundacine), e do Instituto Estadual de Cinema-Iecine/Sedac.

Comentários

Postagens mais visitadas