Projeto quer vacina da gripe a domicílio para idosos


          
            A vacina da gripe causada pelo vírus H1N1 é aplicada a partir do início da estação mais fria, período em que os idosos têm maior dificuldade de se deslocarem para obter, nos postos de saúde, a necessária imunização. O PL 85 2017, apresentado pelo deputado Adilson Troca (PSDB) dispõe que o procedimento seja feito a domicílio, sempre que o idoso ou a sua família assim solicitarem.
            Dados do IBGE de 2016 apontam que o Rio Grande do Sul conta com uma população de 11.247.972 habitantes. Destes, 1.762.557 contam com mais de 60 anos de idade, ou seja, 15,67% da população. “Entendemos que seja uma iniciativa importante, que atenda a quem encontra-se com dificuldade de se locomover até os postos de vacinação. O objetivo é garantir a saúde e atenção aos idosos”, ressalta Adilson Troca.
            A Constituição Federal já aponta no seu artigo 230 o amparo a idosos, destacando em seu parágrafo primeiro que estes programas para esta população serão executados preferencialmente em seus respectivos lares.

            Atualmente em algumas localidades já existem iniciativas que garantem a vacinação a domicílio em áreas abrangidas pelo Programa de Saúde da Família ou similares. O projeto do deputado Adilson Troca visa justamente ampliar e dar força de Lei a estas iniciativas, mediante regulamentação pelo Governo do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas